domingo, 17 de outubro de 2010

APRENDENDO COM OS MAUS EXEMPLOS

DIÓTREFES – um líder orgulhoso – III João.

Essa é a III carta de João. Nela encontramos 3 tipos de crentes: Gaio, um crente amado; Diótrefes, um crente orgulhoso e Demétrio, um crente exemplar.

Uma das palavras-chave desta carta é testemunho (III Jo 3,6 e 12).

A maneira como você vive diz qual é seu testemunho.

Observe agora os três homens, para entender que tipo de crentes eles eram:

Vs. 1 - “O presbítero ao amado Gaio...” – De líder para líder. De João para Gaio, um dos líderes desta igreja.

Gaio era um crente líder digno de elogios:

A) (vs.2) - “...como é próspera a tua alma...” – O que isso significa? Significa que Gaio mantinha uma vida espiritual saudável. Um homem que vivia espiritualmente bem!

B) (vs.3) - “...pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade...” – Quando o crente vive com um bom testemunho, ele é conhecido por outros que valorizam o bom testemunho. Pessoas que estiveram com Gaio, se encontraram com João (autor desta carta) e comentaram de como viram em Gaio, uma pessoa tão firme na verdade.

Dizem que má notícia num instante se espalha. Boas notícias também chegam rápido àqueles que zelam pela igreja de Cristo. A Bíblia mostra casos em que comentários acerca de um mau testemunho se espalharam rápido.

Lembra daquele problema de divisão lá na igreja em Corinto, que Paulo citou que uns diziam “eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas...”? Paulo ficou sabendo desse mau testemunho através de pessoas da casa de Cloe (I Co.1:11).

C) (vs.4) - “...maior alegria... a de ouvir que meus filhos andam na verdade...” - Gaio era um fruto produtivo do trabalho feito por João. É muito bom saber que não estamos trabalhando em vão, ao ver vidas sendo transformadas pelo evangelho de Jesus Cristo. Pessoas passarem a dedicarem-se para a obra de Deus. Acompanhar os novos na fé, crescerem anos após ano, amadurecendo e dando outros frutos.

Vs. 5-8 – Naquele tempo (primeiro século da vida da igreja cristã), no contexto do poder político do império romano, que perseguia os cristãos porque viam o cristianismo como ameaça aos seus interesses de dominação, era fundamental que os crentes ajudassem uns aos outros para manterem-se vivos e ativos na fé em Jesus Cristo.

Por isso João elogia o comportamento de Gaio, sendo tão hospitaleiro e auxiliando outros crentes a viverem a fé em Cristo.

Quando um crente ajuda outro crente o que ele se torna? Um cooperador da verdade. Era o evangelho que estava sendo fortalecido quando um crente era acolhido.

Esse era Gaio, um crente amado, pelo bom testemunho que motivava outros crentes e vivia a verdade que conhecia, recebendo os irmãos com hospitalidade.

João passa então a falar de outro homem.

Vs.9-12 – O perfil de um mau exemplo a não ser seguido:

Vs.9 - “...Escrevi alguma coisa à igreja...” – Quem conhece a Bíblia sabe que dentre os 66 livros que a compõe, dos 27 do NT, 21 deles são epístolas/cartas. Algumas delas escritas a pastores – I e II Timóteo e Tito – outras às igrejas como I e II Coríntios ou I e II Tessalonicenses; há também as ditas cartas gerais – ex: Tiago e I e II Pedro – por terem sido escritas à igreja de maneira geral.

Pois bem, acontece que João, antes de escrever esta carta que estamos lendo agora (III João), já tinha escrito uma carta à igreja de Gaio, mas alguém impediu que a carta chegasse ao conhecimento dos irmãos daquela igreja.

Vs.9 – “...mas Diótrefes...” – A carta é pessoal (de João para Gaio) numa linguagem bem clara e bem objetiva. João não quer que haja nenhuma dúvida quanto a quem é a pessoa que está fazendo coisas reprováveis pelo evangelho de Jesus Cristo, na igreja onde Gaio era um dos líderes. O problema tem nome: Diótrefes!

Está é a única vez que a Bíblia fala desta pessoa. Ficamos então sabendo que se trata de um membro da igreja que tinha como um dos líderes Gaio, a quem João mostrou ser digno de elogios.

Deus chama pessoas para trabalhar na Sua obra, mas já deixou um manual de conduta sobre nossa participação. Para não ter atitude reprovada no serviço de Deus, é preciso viver da maneira que Deus já planejou para o serviço que é dEle – I Coríntios 3:5-9.

Vs. 9- “...que gosta de exercer primazia entre eles...” – Dois homens Gaio e Diótrefes, membros da igreja de Cristo. Duas biografias de líderes bem diferentes. Gaio tinha autoridade, Diótrefes era autoritário.

Para Jesus Cristo importa termos autoridade e não autoritarismo.

Gaio tinha autoridade – construída pelo seu bom testemunho, amor, cuidando dos irmãos e procurando em tudo fazer a vontade de Deus.

Diótrefes tinha autoritarismo – construído por alimentar seu desejo de querer sempre a primazia (superioridade, buscando ser tratado melhor do que os outros, busca ser destaque para aparecer mais, etc).

Diótrefes fazia justamente o contrário do ensinamento bíblico de Filipenses 2:3. Ficando o versículo assim: “Diótrefes faz tudo por partidarismo e vanglória, sem humildade, sempre se considerando superior aos outros”.

Vs.9 – “...não nos dá acolhida...” – Motivações erradas levam a atitudes desastrosas.

A vontade de Diótrefes era “exercer a primazia”, ou seja, no contexto de liderança daquela igreja, ele queria tomar as decisões, com intuito de ver as coisas acontecerem do seu jeito. Com essa motivação ele acabava sendo uma pessoa que não divulgou a carta que João escreveu e costumava tratar mal os irmãos, não acolhendo os cristãos.

Quando mais os crentes precisavam de viverem unidos, uns ajudando os outros, devido à perseguição imposta pelo poderoso império romano, as intenções erradas de Diótrefes produziam um comportamento que dificultava os propósitos de Deus para a igreja.

Vs.10 – “Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica...” – Diótrefes precisa urgentemente ser advertido. Precisava ser confrontado por alguém que mostrasse para ele que as coisas estavam acontecendo do jeito que ele queria, mas não do jeito que Deus queria.

João então avisa à Gaio que assume o compromisso de, quando fosse até aquela igreja, chamaria atenção pessoalmente à Diótrefes quanto a tudo que estava acontecendo.

Vs.10 – “...proferindo contra nós palavras maliciosas...” –

“Quem vive falando mal de alguém é porque ou deseja ser como ele ou ocupar o lugar dele”.

No lugar de estar cuidando em receber bem e ajudar os irmãos na igreja, Diótrefes alimentava seu “eu” e atingia pessoas com palavras destrutivas.

“...palavras maliciosas...” – Significa “fazendo acusações falsas e infundadas a nosso respeito”.

O uso da mentira!

Vs.10 – “...nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja...” – Aprendo com o mau exemplo de Diótrefes que sempre que alguém é dominado pelo desejo do “eu”/orgulho, age para prejudicar os outros, fala para prejudicar os outros e tenta impedir aqueles que querem ajudar os outros.

Jesus disse: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” – Mt.12:30.

Vs.11 – Lembra que falei que Diótrefes era um líder naquela igreja? Você sabe que líder influencia outros, não é? Sabe também que líder ensina pelo que faz além do que pelo que fala, não é?

Sabendo disso, João alertou os irmãos: não imitem Diótrefes!

“...senão o que é bom...” – Deus sempre preservará homens e mulheres fiéis a Ele, com testemunho a ser seguido por outros que queiram honrar a Deus com suas vidas.

São estes que devem ser referenciais na igreja de Cristo!

Vs.11 – “...aquele que pratica o mal jamais viu a Deus...” – Conhecer a Deus implica em transformação de vida. Ninguém que se aproxima de Deus e continua vivendo em pecado.

Os irmãos daquela igreja podiam esperar transformação na vida de Diótrefes, senão, poderiam imaginar se de fato Diótrefes conhecia a Deus ou não!

Vs.12 – “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons” (Pr. Martin Luther King).

Demétrio, o bom exemplo a ser seguido. A melhor maneira de confrontar o mau exemplo, é dando ênfase aos bons exemplos.

Considerações finais:

Gaio, um crente amado.

Diótrefes, um mau exemplo a não ser seguido.

Orgulhoso, buscando seus próprios interesses, impedindo que o trabalho de Deus desenvolvesse, falando palavras destrutivas contra servos de Deus... Um exemplo a não ser seguido.

Demétrio, um crente exemplar.

Todo crente é uma testemunha: para melhor ou para pior.

Deus trabalha transformando caráter, dando nova vida. Fazendo pessoas amarem a Ele e amarem uns aos outros, trabalhando juntos pela fé evangélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário