quarta-feira, 13 de outubro de 2010











O resgate dos mineiros e o reino de Deus.

A imprensa mundial acompanhou passo à passo o trabalho de resgate dos mineiros na mina de San José, norte do Chile. Após 70 dias, os 33 trabalhadores foram resgatados com sucesso.

O que poucos observaram foi a celeuma que surgiu quanto a quem deveria ser o primeiro a ser resgatado da mina. Para a maioria dos familiares dos mineiros, Mário Gome, o mais velho, deveria ser prioridade. Entretanto, a equipe de resgate pôs em prática seus critérios de escolha para ordem de retirada dos trabalhadores da mina de San Jose.

Sempre que envolve escolhas para quem deve ser dado espaço, prioridades, vantagens ou coisas afins, as pessoas são estimuladas a dar opiniões que muitas vezes são bastante diversas e contrárias.

Os critérios estabelecidos para o resgate dos mineiros no Chile, levou –me a lembrança da querela bíblica provocada pelo pedido da mãe de 2 dos discípulos de Jesus. Veja a narrativa feita por Mateus, descrevendo a intervenção da mãe:

“Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos” – Mateus 20:20-22.

Para o resgate na mina chilena, a equipe responsável resolveu dar prioridade aos:

1) Com saber técnico em geologia e com mais vigor físico.

2) Os que mais apresentavam maior necessidade de cuidados médicos.

3) Os demais.

A maneira como Jesus respondeu ao pedido da mãe daqueles discípulos, reforça a verdade de que no reino de Deus:

1) As pessoas que entrarão, estão na mesma condição umas das outras – pecadores que merecem a condenação eterna, mas foram resgatados pelo dom gratuito de Deus.

2) Não há tratamento diferenciado a nenhum dos resgatados por Deus. Todos devem pensar de si mesmos como co-herdeiros da graça em Cristo.

3) Nenhuma autoridade humana pode interferir pela situação dos pecadores que estão sendo resgatados, porque a garantia da salvação dependeu exclusivamente do trabalho, todo ele, feito por Deus, em Jesus Cristo.

Soli Deo gloria!

Um comentário:

  1. O ser humano e imperfeito tem bastante dificuldade em fazer escolhas e por isso comete tantos erros. O que dizer de Eva e de Adão? O que dizer de Abraão e Isaque quando mentiu dizendo que sua mulher era sua irmã? O que dizer de Jacó? O que dizer de Ló e sua escolha? O que dizer de Jonas? O que dizer de Judas?

    Quantos responderiam a Jesus dizendo: para onde iremos nós se tú tens as palavras de vida eterna? Quantos rariam a escolha de Jó em não negar o próprio Deus e morrer?

    A palavra de Deus diz: se hoje ouvirdes a minha vós não endurecais os vossos corações. Isso envolve escolha.

    O próprio Paulo se viu em um processo de escolha que o deixou pertubado e afirmou: o viver é Cristo e o morrer é ganho. Qual a escolha de Paulo? Se morrer tudo bem, se viver vivo pra Cristo.

    Certo pai deu duas moedas de mesmo valor ao filho, sendo uma para comprar bagana e outra para dar de oferta na igreja. No caminho para a igreja para assistir a EBD ele viu um carrinho de balas e correu em direção ao mesmo. Ele tropeçou, caiu e as moedinhas que estavam em sua maozinha rolaram e uma delas caiu dentro do bueiro. Ele apanhou a moeda e olhou pelas fresta do bueiro e exclamou: oh não, logo a da EBD?

    Desde criança aprendemos a fazer escolhas... ???

    Na graça de Deus


    Por Francisco André

    ResponderExcluir