segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

IBRECEM 2011

23 DE JANEIRO

Pr.Charles Bronson

SÉRIE: As GRANDES mensagens dos profetas MENORES!

HABACUQUE: Aprendendo a viver pela fé!

Apresentando o livro e sua lição geral:

Este livro, junto com outros 11 livros do AT, forma um grupo dos chamados profetas menores.

O profeta, no tempo antigo, era usado por Deus como ministro/mensageiro/ instrumento, para repassar ao povo uma determinada mensagem.

O ministério de Habacuque foi aos judeus de Judá, anos antes da invasão liderada por Nabucodonosor, que fez o povo de Deus cativo na Babilônia.

Ao conhecermos melhor o tempo em que Habacuque ministrou, suas inquietações pessoais e o que Deus falou, aprenderemos muitas lições.

Uma lição geral: Deus não está chamando para entender os detalhes da promessa, mas a viver pela fé.

Desenvolvimento:

Cap.1 – O que o homem (Habacuque) não entendia:

Vs.1:1 – “Sentença” – Algo ruim iria acontecer e Deus revelou à Habacuque.

Vs.2-4 – A primeira coisa que o homem não entendia: Por que Deus estava permitindo que tanta coisa ruim continuasse acontecer entre o povo de Judá?

“violência...iniquidade...opressão...destruição...contendas...justiça distorcida...” - Tudo isto aconteceu durante o governo de um filho que sucedeu o pai, mas enquanto o pai governou bem, seu filho fez o contrário. Outro profeta falou como foi esse tempo – Jr. 22:15-18.

Habacuque questiona a Deus até quando o povo de Judá iria viver sob tal condição.

Nesse primeiro problema, temos só a perspectiva do homem: se Deus é bom e justo para com seu povo, porque tanta coisa ruim está acontecendo? O que Deus está fazendo enquanto os homens estão prevalecendo com tanta maldade?

Vs.5-11 - Primeira resposta: Entendendo a perspectiva de Deus:

Vs.5 – “... porque realizo, em vossos dias, obra tal...” – Habacuque, preste atenção, Deus está fazendo alguma coisa sim!

(1ª LIÇÃO): Deus não está indiferente (1:5), mas as coisas não mudam, então percebemos que nós é que precisamos mudar.

O problema não está em Deus, mas pode ser nossa própria vontade/perspectiva, porque Habacuque não esperava esse tipo de resposta. Deus está no controle, mesmo que a nossa perspectiva não esteja vendo. Mesmo que não esteja fazendo aquilo que nós queremos!

“O Senhor fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade” (Pv.16:4).

“Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!”.

(Rm. 11:33b).

Vs.6,7,9 – Deus revelou a Habacuque que a situação de Judá iria mudar. Mas não como Habacuque esperava.

Provavelmente o homem (Habacuque) queria que Deus levantasse um governante justo como foi Josias, o pai de Jeoaquim e as coisas voltassem à ordem em Judá. Para sua frustração, os planos de Deus eram bem diferentes: usar o império babilônio (caldeus –vs.6), povo temido pela crueldade (vs.7), para invadir, dominar e levar o povo de Judá preso para Babilônia.

E porque Deus faria isso? Resposta: disciplinando os judeus. O povo de Judá teve 40 anos de oportunidade para reconhecer seus pecados através das pregações do profeta Jeremias – (Jr.2:4-5,19)

(2ª LIÇÃO): O juízo aplicado por Deus, cedo ou tarde, nunca é injusto.

Deus sempre deu oportunidade do homem se arrepender e viver para Ele. No NT, encontramos a história sobre aquele homem Enquanto sofria no inferno, o rico que recusou a mensagem de salvação, pediu a Deus que mandasse Lázaro evangelizar seus 5 irmãos, ao que Abraão respondeu: “Eles têm Moisés e os profetas, ouçam-nos”. (Lc.16:27-29).

Vs.12-2:1 - Segunda coisa que o homem não entendia: Por que Deus usará uma nação ímpia para castigar Judá (povo escolhido, judeus)?

Sofrer uma derrota já é uma vergonha, ser derrotado pelo grande inimigo é uma humilhação.

Habacuque agora está inconformado porque Deus resolveu disciplinar os judeus, usando logo os babilônios (idólatras, perversos, desobedientes as leis de Deus, etc)... (vs.13b).

O ditado popular diz que “Deus escreve certo, por linhas tortas”. O pastor inglês Charles Spurgeon, disse algo mais bíblico: "Deus escreve com uma tinta que nunca borra, fala com uma língua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha!"

Conhecimento de Deus era o que não faltava em Habacuque. Ele nos dá uma lista de atributos de Deus, de uma correta teologia: “... és tu desde a eternidade... meu Santo... disciplina...tão puro de olhos...”. Habacuque conhecia a Deus muito bem, só não estava entendendo porque Ele estava decidindo fazer as coisas daquele jeito.

Cap.2: Segunda resposta: Entendendo o que Deus vai fazer:

1ª parte – vs.2-5:

A grande declaração do livro de Habacuque está aqui (vs.4). Mas tem dois verbos, no tempo imperativo, ou seja, indicando ordens, mostrando o que envolve viver pela fé. São as palavras “Escreve” (vs.2) e “espera-o” (vs.3).

Deus respondeu a segunda inquietação de Habacuque dando a ele responsabilidades: faça e confie.

(3ª LIÇÃO): Não espere entender tudo, para poder fazer tudo aquilo que Deus ordenar.

“Muitas das grandes realizações do mundo foram feitas por homens cansados e desanimados que continuaram trabalhando” (Kléber Novartes, poeta).

2ª parte – vs.6-20:

Ao disciplinar o povo de Judá, usando os de Babilônia, Deus não deixaria de lado as injustiças dos de Nabucodonosor. Dos versos 6-19, temos identificou 5 “Ais”, ou motivos que levariam os babilônicos, também a punição:

Vs.6-8 – “Ai” do egoísmo; vs. 9-11 - “Ai” da ganância; vs.12-14 – “Ai” da exploração; vs.15-17 – “Ai” do alcoolismo e imoralidade e por último o “Ai” da idolatria – vs.18-20.

Deus finaliza sua sentença contra Judá e Babilônia com as palavras – vs.20.

Uma ordem enérgica, que deve ter doído em Habacuque que gastou tanta energia, querendo entender o porquê de toda aquela situação.

Cap.3 - Marcas de uma vida pela fé:

Vs. 1- 3 – O livro vai terminar com um novo começo na vida de Habacuque: aprendendo a viver pela fé.

A marca da oração! Louvando a Deus por quem Ele é.

Agora Habacuque está na perspectiva correta para a vida: a vontade de Deus. Procure entender a Deus e viverá bem (não necessariamente no aspecto material e físico), em dias maus.

Vs. 4-7 – Aquele homem cheio de perguntas e inquietações, agora quer descrever o poder de Deus, louvando-O.

VS. 8-16 – Agora Habacuque entendia os propósitos de Deus. O ponto mais alto dessa sessão está na declaração: “... em silêncio, devo esperar...” – Comp. Hb.11:1a. Marcas de uma vida pela fé.

Esquecemos muito do que Deus já fez, porque gastamos muito tempo lembrando daquilo que desejamos que Ele fizesse!

Vs. 17-19 – Muitas vezes, não são as circunstâncias que precisam mudar, mas sim nossas expectativas.

Calamidade e injustiça ainda estavam diante dos olhos de Habacuque, mas depois que considerou as respostas de Deus, não eram mais a sua visão que prevalecia, e sim, o que Deus falou. O que pode estar faltando para você viver pela fé? Parar de olhar as circunstâncias e passar a ouvir atentamente a Deus!

(3:16-19) – Se olhar para a situação, você se revolta/inquieto, se olhar para si, verá medo e insatisfação, mas, só quando olhar para Deus, terá condições de ter fé!

( 4ª LIÇÃO): “Quando a fidelidade se torna difícil, aí é que ela é mais necessária”. (C.H.Spurgeon)

Vs.16 – “Quando trabalhamos, nós trabalhamos. Quando oramos, Deus trabalha”. (Hudson Taylor – missionário inglês que viveu na China por 51 anos. A sociedade que ele iniciou foi responsável pelo envio de mais de 800 missionários ao país que começaram 125 escolas e diretamente resultou na conversão de 18.000 pessoas).

Comp. Hc.2:13 – Quando Deus mandar esperar, só procure fazer uma coisa: esperar.

Considerações Finais:

A) Nossos problemas/preocupações/inquietações devem ter um destino = a presença de Deus (1:2).

B) O mundo continua sendo cheio de incertezas. Para aprender a viver pela fé, certamente passaremos por provações, em situações que não entenderemos o “porque”, mas Deus continua soberano sobre todas as coisas.

C) Sua vida foi feita para viver a vontade de Deus. Mesmo que você atravesse os capítulos 1 e 2 de Habacuque (situações difíceis e muitas inquietações, querendo respostas de Deus), o mais importante é assegurar-se de viver o 3 (louvar a Deus e ter uma vida dependente unicamente do Senhor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário