segunda-feira, 13 de setembro de 2010


IBR São José de Mipibú/RN
Conferência Jovem 2010
17/04

NÃO SOMOS DESTE MUNDO






Tema geral:
Não somos deste mundo –(Eles não são do mundo, como também eu não sou- João 17:16).

Introdução sobre o evangelho:

Os evangelhos são quatro apresentações de Cristo (tipos de biografias). Esse foi feito por João (um discípulo tão amado por Cristo, que esteve na ceia, na crucificação, no túmulo vazio). Escrito aproximadamente entre os anos 85-90 d.C, para a igreja. O próprio João deixou claro o objetivo desse livro (20:30-31), ou seja, apresentar a pessoa e missão de Jesus.

A palavra mundo e seus significados no NT.
Kosmos; 185 vezes no NT (aprox. 75 só no evangelho de João); palavra raiz (komizo = receber, levar, alcançar); sua raiz tem 4 palavras derivadas (ekkomizomai = trad. ‘saía o enterro’ – Lc.7:12; kome = trad. ‘cabelo’ – I Co.11:15 e synkomizo = trad. ‘sepultaram’ – At.8:2).

Na nossa língua portuguesa, temos, por exemplo, cosmologia (ciência que estuda as grandes estruturas do universo/mundo) e cosmopolita (que é de todos os lugares/mundo).

Tanto em I Jo.2:15 (Não ameis ao mundo, nem as coisas que há no mundo), quanto em Jo.3:16 (Porque Deus amou ao mundo), a palavra no texto grego é kosmos. Portanto, a intenção e significado da palavra são compreendidos corretamente, considerando o contexto.

João 17

Vs.1 – “Tendo Jesus falado estas coisas...” – Jesus tinha falado aos discípulos em tom de despedida. Essa conversa com o grupo, era um esclarecimento de que, em poucos dias ele estaria nas mãos das autoridades políticas romanas e religiosas judaicas, sendo julgado e condenado a crucificação.
Alguns pontos são muito importantes os discípulos saberem antes de verem o Cristo crucificado:
1). Não se escandalizarem (16:1) – os discípulo iriam passar por muitos mais sofrimentos por causa do nome de Cristo (16:2). 2) Esperarem o envio do Espírito Santo, que não aconteceria antes que Cristo fosse ao Pai. 3) Consolação – vocês (discípulos), vão sofrer porque estão no mundo, mas não são do mundo. A esperança então, deposite naquele que já venceu o mundo, Cristo (16:33).

Vs.1-5 – Jesus começa a orar ao Pai. Jesus conhece bem sua missão e deseja completá-la. Sabe muito bem que o que fez e que ainda faria nos próximos dias era muito importante, pois envolvia o destino eterno de pessoas.
A primeira menção ao mundo, feita por Jesus, nesta oração.

Vs.6 – Dentro da missão que reconhece ter, Jesus reconhece sua responsabilidade pessoal sobre um grupo de pessoas: àqueles que Deus chamou, separando-os do mundo.
Como Jesus sabia quem fazia parte deste grupo? Havia uma prática que identificava essas pessoas: eles têm guardado a tua palavra. São crentes, estão no mundo, mas não são do mundo. Sinal dessa verdade em suas vidas? Guardam a palavra.

Aplicação: Não tem segredo... Para estar no mundo, sem ser mundano, o jovem precisa guardar a palavra. Já percebeu que a Bíblia nos manda guardar várias coisas? Guardar o amor a Deus (Oséias 6:2), guardar a boca (Pv.13:3), guardar conselhos (I Tm.5:21), etc. Quando fala de guardar a Palavra, vale a pena ver o que acompanha essa ordem, serve para sermos crentes no mundo, sem sermos deste mundo:
a) Para não pecar contra Deus (Sl.119:11); b) Para sermos felizes, nesse mundo (Lc.11:28) e chamo atenção para Sl.119:9 – Falando ao jovem, sobre pureza... Necessário, observar/guardar/obedecer a Palavra.
“A Bíblia o afastará do pecado, ou o pecado lhe afastará da Bíblia”.
Vida na Palavra, para estar no mundo, sem ser deste mundo.


Vs. 10 – Parece que aqui confirmamos o porque Deus separa alguns mas ainda os deixa no mundo. Para a glória de Deus! Sem dúvida, o propósito de Deus quando criou a mim e a você, era, a Sua própria glória. Enquanto estivermos no mundo, se vivermos no mundo, estamos longe do propósito ao qual Deus nos criou. Portanto, o crente/separado para viver pela Palavra, ainda no mundo, é plano de Deus, para Sua glória!

Vs.11 – Note que Jesus faz uma ligação entre duas coisas: serem guardados e viverem como um.
Quantos jovens deixam a igreja e são tragados de volta a uma vida mundana porque tiverem dificuldades de viver como um. Não se enturmaram, não fizeram amizades, ou, em alguns casos, não foram bem recebidos!
Sabe quando os jovens da igreja são responsáveis por outros jovens que se desviam? Os “grupinhos”... Turma de jovens, dentro da igreja, que não recebem, nem se enturmam com todos os jovens que chegam, só se aproximam daqueles que lhe convém.

Vs.13 – “... para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos” ? Qual a relação desta frase com estar no mundo sem ser mundano?

Vs. 15- O pedido não foi tire-os do mundo. O pedido foi, guarde-os do mal. Lembre-se, estas palavras eram diretamente aos discípulos, que iriam ficar no mundo, enquanto Cristo iria para o Pai.
Um jovem pode viver nesse mundo, agradando só a Deus. É possível sim! Reconheça que no mundo há muita coisa que não agrada a Deus, Deus criou tudo perfeito, o pecado fez e continua fazendo um estrago nesse mundo, mas é possível viver para glória de Deus, ainda nele, fugindo do mal...

Vs. 16 – A semelhança entre os discípulos e Jesus: estão no mundo, mas não eram deste mundo. É muito importante notar que Jesus deu aos discípulos uma referência de como viver no mundo sem ser do mundo. Quem era a referência? O próprio Cristo (como também eu não sou).

Aplicação: No lugar de ficar perguntado o que pode ou não fazer como crente que está no mundo, mas não deve ser mundano. Olhe para Cristo, conheça a vida, práticas, pensamentos e ensinamentos de Cristo. Ele é a referência.
Não fique procurando uma lista do que pode ou não fazer. Do que é ou não mundano. Siga a Cristo. Ele vai impregnar a mente dEle na sua mente, de tal maneira que você vai discernir conforme um crente deve proceder.

Crentes maduros ou espirituais, não são aqueles que vivem perguntando a outro(s) crente(s) se pode ou não vestir essa ou aquela roupa. Se pode ou não ir a este ou aquele lugar. Se pode ou não ouvir essa ou aquela música. Mas sim, vivem de tal maneira semelhante à mente de Cristo, que suas vidas são “sacrifícios vivos, santos e agradáveis a Deus”, mostrando (no vestir, no falar, no andar, nos relacionamentos) que não se conformam com este mundo, porque tem a mente renovada, em Cristo.

Deus nos santifique – vs.17; Pela palavra dEle –vs.17;

Vs. 20 - O clamor de Jesus era extensivo. Até esse momento, estas palavras eram diretamente aos discípulos daquele tempo, a partir deste verso, Jesus pede até pelos que viriam a crer, no futuro, ou seja, aqueles que também se tornariam discípulos.

Podemos nos ver aqui. Jesus já mostrando seu zelo/amor por nós, os que iriam crer e necessitariam de ajuda para estar no mundo, mas não ser do mundo.

Um consolo e encorajamento: Jesus Cristo, antes mesmo que houvesse a garantia de que eu e você existiríamos, Ele já pedia ao Pai entregando nossas vidas em oração.

Vs.21 – Não somos deste mundo, mas temos uma mensagem para ele. Assim como você creu, pela palavra e foi separado para não ser do mundo, agora poderá ser porta-voz desse chamado, para que outros também creiam.

Alguém que está no mundo pode vir a crer. E eu e você, somos instrumentos de Deus para essa missão.

Agora atente para um detalhe mais que importante: impactamos o mundo, pela diferença, não pela semelhança!

Jesus diz que o propósito é que os crentes sejam um. E porque? Porque o Deus o Pai, é um, juntamente com o Filho, Jesus Cristo. A finalidade, disse Jesus: “Para que o mundo creia...”. Impactando pela diferença.

Estamos no mundo, mas não somos do mundo, ou seja, fazemos diferença. Somos um contraste. Isso chama atenção dos outros. Quando os crentes vivem no mundo, eles não têm o que falar para esse mundo, pois está um com o mundo e não com o Pai. Portanto, perde a eficácia do impacto.

Só temos algo a dizer ao mundo, se formos diferentes dele.

Vs.22-23 – Jesus fala ainda mais reforçando essa ideia de que o mundo poderá conhecê-lo, através de nossa vida. Chamo atenção aqui para outro detalhe. Está nesse trecho “a fim de que sejam aperfeiçoados”. Certo, os crentes, foram chamados para fora do mundo, separados, ainda que vivendo no mundo. Aos crentes, lembrem-se, vocês ainda não são como Deus quer. O verbo aqui (sejam), indica algo em construção.

São discípulos, mas estão sujeitos a quedas, tropeços, desvios, que atrapalham o aperfeiçoamento que Cristo está realizando.

Quanto mais o crente for firme em Deus, mais diferente do mundo ele será e consequentemente mais poder haverá nele para impactar esse mundo, com a mensagem de Cristo. Do contrário também é verdade, quanto mais mundano for esse crente, mais parecido com o mundo ele será, sem poder impactar ninguém!

Vs.24-26 – Jesus conversa com Deus na pessoa do Pai. Note que agora o assunto não é como os discípulos devem ser no mundo para fazer diferença, mas sim, a demonstração de um anseio do próprio Cristo acerca dos que Deus tem separado do mundo.

“Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste...”. O Senhor Jesus já tinha dito que estava indo “para junto de Pai” (vs.13). Já tinha dito que não iria pedir que tirasse os discípulos do mundo (vs.15), mas Ele também reconheceu que, quem é discípulo não é deste mundo (vs.16), assim como o próprio Cristo não era.

Então, qual o anseio do Filho Jesus? Que aqueles que o Pai separou para estar no mundo não sendo deste mundo, um dia estejam como Ele, junto dEle, aí sim, fora do mundo!

Aplicação: Meu irmão é possível viver nesse mundo, sem ser desse mundo. A esperança é um dia, estar eternamente com Cristo, que segundo o apóstolo Paulo disse, é “incomparavelmente melhor” (Fl.1:23) do que estar nesse mundo aqui!

Não é fácil ser crente, não é fácil ser diferente desse mundo. Não é moleza, ser um crente, jovem, diferente deste mundo.

Há momentos em que a pressão desse mundo contra nós, as dificuldades de ser uma jovem crente são tão pesadas, que parecem que não vamos suportar. Então, traga a memória o que lhe dará esperança: Cristo venceu o mundo e anseia estar conosco, noutro mundo, para a eternidade.

Para ser um jovem neste mundo, não sendo deste mundo, lembre-se, há um outro mundo, onde Cristo aguarda sua chegada!


3 comentários:

  1. Muito sugestivo o nome "voz do púlpito".Que este espaço seja abençoado e, segundo a graça do nosso Deus, seja lugar de edificação para muitos.

    ResponderExcluir
  2. A Internet pode ser usada para muitos fins.. Por que não para evangelizar??!!? Aos irmãos, que por aqui passarem, possam aprender um pouco mais da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Um certo pastor, pregando sobre esse tema na nossa Igreja em Santa Cruz - RN, disse:

    "É sobrenatural viver num mundo desse, não fazendo parte desse mundo. Seja sobrenatural você também!".

    Isso nos edificou muito; assim como estamos certos de que essa mensagem tem edificado o povo de Deus!

    Graça e paz.

    Deus abençoe o ministério através do blog também!

    ResponderExcluir