quinta-feira, 7 de julho de 2011

MOBRECEM 2011
02/07 – Pr.Charles Bronson
4 aspectos MODELOS PARA OS CRENTES:

Texto: I Tessalonicenses 1:1-10.

(vs.2): “Damos, sempre, graças a Deus por vós...” - Deus quer que você seja um crente que dá motivos de alegria.
Dois benefícios imediatos quando o crente é fiel a Deus: o nome de Deus é exaltado e os outros irmãos são edificados com seu testemunho.
Bem diferente do que Paulo falou sobre alguns irmãos de outra igreja local, a congregação que estava em Corinto: “fui informado de que há contendas entre vós” (I Co.1:11); “Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportar” (I Co.3:2); “se houve que há entre vós imoralidade” (I Co.5:1); “irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei” (I Co.15:1), etc.
Observe que o testemunho de uma igreja depende dos seus membros: a igreja em Tessalônica era motivo de alegria para Paulo (e seus cooperadores) e louvor a Deus porque os membros daquela congregação eram crentes fiéis.
Ler II Pe. 1:10 - 1º Seja um crente que dá motivo de alegria para a igreja do Senhor Jesus.

(vs.3) –“recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé”.
Em Tessalônica existia um grupo de pessoas que viviam, praticavam, exercitavam a fé em Cristo. Crentes ativos. Crentes atuantes. Crentes de uma fé operante, ou seja, que dá resultados/frutos para glória do nome de Cristo. Note o vs.9 mostra que esses irmãos tinham a “boa fama” de serem servos do “Deus vivo e verdadeiro”.
Deus alcançou esses tessalonicenses através do serviço de homens como o crente Paulo, ou seja, um crente que colocou sua fé em ação. Agora, esses salvos, também estavam fazendo o mesmo, agindo e frutificando, em serviço, por causa da fé em Cristo.
Ler Tg.2:20 – Obras são testemunho de uma fé em ação. I Tess.2:13 – Crente cuidar para não viver sem frutos. 2º Seja um crente que dá frutos para a igreja do Senhor Jesus.

(vs.3) – A outra qualidade de bom testemunho dos irmãos de Tessalônica era um “amor abnegado”. Uma tradução desse mesmo verso é “como o amor de vocês os fez trabalhar tanto.
Esses irmãos eram amáveis. Paulo experimentou e registrou isso na carta a eles: (3:6; 4:9-10).
3º Seja um crente que ama os outros irmãos da igreja do Senhor Jesus.

Nosso último destaque do testemunho exemplar da igreja dos tessalonicenses tem haver com dois dos assuntos principais dessa carta: arrebatamento da igreja e a segunda vinda do Cristo.
(vs.3) – “da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”.
A esperança de encontrarem-se e viverem eternamente com Cristo, eram um ingrediente teológico que alimentava a fé saudável dos tessalonicenses (1:10; 4:13 e 14; 4:17; 5:1,2 e 4).
4º Seja um crente que vive firme na esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário